A importância do Brincar

25/09/2012 14:11

 

O brincar não é puramente um ato de lazer e diversão, o brincar vai além do conceito brincadeira, ação e criação cultural, manifesta no sujeito a relação entre o real e imaginário. Trabalha o subjetivo, os mecanismos sensoriais de percepção, ação, coordenação motora, espacial, além da socialização.

Brinquedos e brincadeiras possuem múltiplas significações que exercem função principal na vida de uma criança para seu crescimento saudável. Uma criança que brinca, explora o mundo, viabiliza a interação com o meio em que vive. É na brincadeira que o desenvolvimento intelectual da criança se expande, viabilizando a aprendizagem. Os jogos são ferramentas primordiais no “brincar”, porque jogar não é apenas disputar, mas trabalhar com os níveis cognitivos da criança, sua interação, aceitação assim como fatores referentes ao raciocínio lógico e simbólico.

Portanto aí vai a dica aos Pais para o Dia das Crianças, não pensem que comprar brinquedos são atos fúteis, gastos desnecessários, o brinquedo possui uma grande importância na vida adulta de seu filho para que ele seja um adulto, criativo, sociável, possua uma ótima dinâmica, senso crítico e autonomia ou seja, bem sucedido. O Brinquedo caro não é aquele que mais desenvolve recursos em seu filho, mas um brinquedo que trabalhe as percepções e claro sendo de suma importância: que a família possa participar da brincadeira e interagir com a criança.